O Movimento Sindical de Nova Friburgo, diante do desmonte da política pública de educação, convoca toda a sociedade para a 1ª Conferência Livre de Educação da Sociedade Civil, com a temática Educação Integral em Tempo Integral, que será realizada no dia 21 de novembro, às 18h, no auditório do C.E. Prof. Jamil El Jaick.
No próximo ano encerra a vigência do Plano Municipal de Educação (2015/2025) e muitas metas não foram cumpridas. Pelo contrário, vêm sendo rebaixadas pelo poder público, e a população tem sentido isso na pele.
Um dos elementos mais gritantes é o encerramento da oferta de turmas de pré-escola em tempo integral nos Centros Municipais de Educação Infantil. Essa medida, além de trazer grandes prejuízos ao processo educacional, representa um ataque brutal ao direito da classe trabalhadora friburguense de acesso à escola de tempo integral, previsto no Plano Municipal de Educação. A prefeitura, além de descumprir a legislação, favorece a disseminação de casas de “cuidadoras” e “cuidadores” que vêm proliferando na cidade de forma totalmente irregular, com riscos à saúde e à integridade física e psicológica das crianças, ao reduzir a oferta de escolas em horário integral.
Nova Friburgo é um pólo regional da indústria da moda íntima, em cujas confecções laboram majoritariamente mulheres que necessitam deixar seus filhos nas escolas para poder trabalhar. Estas trabalhadoras dependem do atendimento em tempo integral para poderem se dedicar ao trabalho sem a preocupação de quem cuidará de seus filhos durante o expediente. A redução desse serviço tem levado essas famílias a buscarem ajuda para garantir o direito dos filhos à educação e, ao mesmo tempo, o direito ao trabalho sem interrupções ou prejuízos. Por isso mesmo, a mobilização dessas mães conta com o apoio do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE-NF) e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo, que estão atuando firmemente na defesa dos direitos educacionais e trabalhistas da comunidade.
O Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro – NF) e a Feteerj (Federação dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro) se somam à luta dos/as profissionais da educação da rede pública municipal de Nova Friburgo, dos/as estudantes e responsáveis, em especial, das mães trabalhadoras que necessitam do acesso à escola de tempo integral, na defesa dos direitos plenos à educação pública, repudiando as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.
Convocamos professores, professoras e comunidades escolares das escolas particulares de Nova Friburgo e Região a participarem da Conferência Livre, que tem o objetivo de avaliar a Política Pública de educação Integral em Tempo Integral e de aprovar encaminhamentos de luta para preservar e avançar nos direitos conquistados pela classe trabalhadora no que tange à educação.
Venham todos e todas, essa luta é nossa.
A classe trabalhadora, unida e organizada, vencerá!