Deputado federal Glauber Braga (foto) defende atuação do sindicato no Congresso, em Brasília

O Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro) divulgou carta pública no dia 11/12, em que denuncia a Universidade Estácio de Sá de Nova Friburgo por violações às leis trabalhistas.

A carta também foi enviada ao Deputado Federal Glauber Braga (Psol), que a citou em um discurso na Câmara de Deputados, em Brasília, se solidarizando com os professores daquela instituição de ensino – veja o vídeo de Glauber sobre a Estácio de Friburgo neste link.

A universidade está demitindo professores e demais funcionários por telefone, em um comportamento antiético e humilhante com professores que dedicaram seu trabalho à instituição.

O sindicato também denuncia a tentativa da universidade de demitir uma diretora sindical, o que é ilegal, pois os sindicalistas possuem estabilidade de emprego para realizarem seus trabalhos com independência.

A Estácio também realiza descontos indevidos de salários, não paga por atividades como reuniões e cursos obrigatórios, e há até um episódio de não pagamento de salário.

Para o sindicato, a Estácio excede em aulas on-line, quebra os pré-requisitos das disciplinas e aloca estudantes em disciplinas que eles não teriam condições de cursar, para não ter que abrir turmas.

O site jornalístico EcoSerrano fez matéria sobre a situação, tendo ouvido o Sinpro e professores – a matéria pode ser lida aqui.

Entre em contato conosco

sinprofriburgoeregiao@gmail.com.br

Rua Augusto Spinelli, 84 - Centro, Nova Friburgo, RJ.